top of page
Ilustre_sintra_horizontal.png
Ana Biscaia.jpeg

Ana Biscaia

Ana Biscaia nasceu em 1978. Designer e ilustradora. Estudou ilustração (Master of Fine Arts) em Estocolmo, na Konstfack University College of Arts, Crafts and Design. O seu primeiro livro ilustrado, Negrume (publicado pela &etc., com texto de Amadeu Baptista), data de 2006. Ilustrou Poesia de Luís de Camões para Todos (seleção e organização de José António Gomes), antologia que mereceu, em 2009, uma distinção do júri do Prémio Nacional de Ilustração. Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2012, pelo livro A Cadeira que Queria Ser Sofá, de Clovis Levi.
Editou, em 2014, o livro Que Luz Estarias a Ler? e em 2017 Clube Mediterrâneo - doze fotogramas e uma devoração, livro que, em 2019, foi galardoado na 12.ª edição do «Image of the Book», Concurso Internacional de Ilustração e Design de Livros-Feira Internacional do Livro de Moscovo. Em 2022, o livro O retrato (aquilo que não se vê), recebeu o BRAW Bologna Ragazzi Award - The most amazing bookshelf. 
Fundou a Xerefé, pequena editora de livros ilustrados.

André da Loba

André da Loba, poeta relutante. Artista visual. A sua prática multidisciplinar passa pela ilustração, animação, design gráfico, pintura, escultura e arte urbana. Reconhecido e premiado internacionalmente, o seu trabalho é uma combinação de curiosidade, experiência, conhecimento e desconhecimento. Serve-se do seu trabalho para convidar e desafiar o público a mudar o mundo. ;-)

André da Loba.jpg
António Jorge Gonçalves.jpg

António Jorge Gonçalves

Desenha livros onde texto e imagem se relacionam de forma íntima. Concebeu um método de Desenho Digital em Tempo Real e manipulação de objectos em Retroprojector que tem utilizado na criação de espectáculos com músicos, actores e bailarinos.

Catarina Sobral

Catarina Sobral escreve, ilustra e faz cinema de animação. Colabora regularmente como ilustradora para a imprensa periódica, discos e cartazes e assina dezassete livros infantis, já publicados em dezanove línguas. Tem participado em várias exposições nacionais e internacionais e o seu trabalho já foi premiado pela Feira do Livro Infantil de Bolonha, Prémio Nacional de Ilustração, Sociedade Portuguesa de Autores e distinguido por publicações como o catálogo White Ravens e a revista 3x3. 

Catarina Sobral.jpg
Mantraste.jpeg

Mantraste

Bruno Reis Santos, Mantraste, nasceu em 1988, é um autor, ilustrador e designer gráfico português formado na ESAD.cr. Cresceu na Natureza e é um amante do misticismo popular, conta com mais de uma centena de capas desenhadas para autores como J.G. Ballard, Ali Smith e Michel Rio entre outros e varias publicações editadas como a "Sebenta do Diabo" e "The spiritual ascencion of all the animals", etc. Para além do trabalho regular como ilustrador, já deu aulas de ilustração e risografia no Brasil, Espanha e Portugal e conta com varias exposições individuais e colectivas. Ve o seu trabalho como uma forma de reflexão sobre si próprio e os outros.

Mariana Rio

Mariana Rio (Porto, 1986) é ilustradora há mais de uma década tendo doze títulos publicados com as editoras Pato Lógico, Ediciones Mónimo, Sexto Piso Editorial, Eterogémeas, entre outras, em Portugal, Espanha, Itália, Polónia, México, Peru, Taiwan e EUA.

É Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Nos últimos anos ensinou, enquanto assistente convidada, nas disciplinas de Ilustração e Picturebook, com incursões nas áreas do Desenho e da Escrita Criativa, na ESAD. 
O seu trabalho de ilustração publicado tem sido reconhecido, nomeadamente por ser duas vezes vencedora na Illustrators Exhibition Bologna Children's Book Fair em 2013 e 2018, pelo AOI World Illustration Awards, Nami Island International Picture Book Illustration Competition, 3×3 The Magazine of Contemporary Illustration, White Ravens — Internationale Jugendbibliothek, CJ Picture Book Awards. Foi Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração atribuído pela DGLAB em 2018 e 2022. Em 2021, ganhou o Prémio de Ilustração Baba Kamo, em Valência. 

Mariana Rio.jpg
Pierre Pratt.jpg

Pierre Pratt

Pierre Pratt nasceu em 1962, em Montreal, Canadá. Estudou design gráfico. Em 1983 publicou as primeiras páginas de banda desenhada, fazendo textos e desenhos, e a seguir, criou ilustrações editoriais em várias revistas. Desde 1990, concentra o seu trabalho na área da cultura, criando cartazes, ilustrações de livros, para adultos ou crianças como ilustrador, e também como autor.  Já publicou mais de uma centena de livros, no Canadá tanto como em Portugal, França, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos. A sua obra foi traduzida em várias linguas. Ganhou numerosos prémios nacionais e internacionais ao longo da sua carreira, destacando o Governor General Awards no Canadá,  uma Golden Apple em Bratislava, o Boston Globe Horn Book Award, o Prémio Unicef em Bologna, o Totem em Montreuil, França, entre outros. Foi finalista para o Prémio Internacional Hans Christian Andersen. De 2007 a 2012, foi professor de ilustração no Ar.Co Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa. E ficou em Lisboa, onde vive e trabalha.

Rachel Caiano

Artista plástica e ilustradora, com formação em artes do palco, tem vindo a desenvolver projetos nas áreas da pintura, cenografia e ilustração.

O seu livro “Coração de Pássaro” obteve uma Menção Especial de Poesia nos BolognaRagazzi Award 2022. Muitos dos seus livros fazem parte das listas do Plano Nacional de Leitura.

Ilustrou mais de 30 livros de diferentes géneros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Angola. 

Promove workshops e masterclasses de ilustração e educação pela arte em escolas e bibliotecas.

Rachel Caiano.jpeg
susamonteiro.jpg

Susa Monteiro

Susa Monteiro vive em Beja, cidade onde nasceu.

Estudou Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema e Cinema de Animação no CITEN. 

É responsável pela linha gráfica e coorganizadora do Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja e da Bedeteca de Beja desde a sua inauguração em 2005.

Ilustrou livros e capas para diversas editoras, tanto para o público adulto como para o público infantil. Ilustrou cartazes e panfletos para várias instituições e projetos de todo o país e estrangeiro.

O seu livro Sonho (Pato Lógico, 2018) foi publicado no Brasil e Itália e premiado com uma menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração.

Desde 2004 que ilustra regularmente para a imprensa nacional.

Tem exposto frequentemente o seu trabalho em festivais de Banda Desenhada e galerias, individual e coletivamente, por todo o país e estrangeiro.

Tiago Galo

Tiago Galo é um ilustrador português que vive e trabalha em Lisboa. Começou o seu trabalho como ilustrador colaborando em pequenos fanzines e exposições, antes de terminar a sua formação em arquitectura na Universidade Técnica de Lisboa. Após alguns anos trabalhando como arquitecto, vagueou erraticamente pelo submundo e voltou ao seu trabalho como ilustrador.

Em 2021 é um dos vencedores da exposição dos Ilustradores da Feira do Livro de Bolonha. Actualmente trabalha como ilustrador freelancer para clientes como a National Geographic, Google, GQ e Financial Times.

www.tiagogalo.com. |  Instagram: https://www.instagram.com/tiago.galo/

Tiago Galo.jpeg
bottom of page